Minimizar

Brincadeiras de criatividade

 

Na infância é essencial estimular a criatividade das crianças, incentivando-as a explorar diferentes atividades, também para começarem a desenvolver os seus gostos pessoais e preferências. É importante que este estímulo comece em casa com a família, para depois ser naturalmente prolongado na pré-escola com os educadores. 

As crianças têm um potencial criativo enorme, captando com genuíno interesse diferentes sons, cheiros, movimentos, formas e cores. São muito recetivas a interagir, explorar e brincar, tendo uma tendência natural para experimentar a fim de descobrir. 

Ao apoiar as crianças no desenvolvimento da sua criatividade, estimula-se também a sua capacidade intelectual e artística, influencia-se a descoberta de um ou mais talentos individuais e fomenta-se a comunicação e socialização.Há diversas brincadeiras criativas para estimular crianças em fase de desenvolvimento. Eis algumas delas: 

Pintar

Ao envolver os conceitos de criação, estética, forma e cor, a pintura desenvolve a interpretação visual das crianças e espoleta a livre expressão das suas emoções. Pai e mãe devem acompanhar de perto esta atividade e ter à mão dicas para saber como tirar tinta da roupa dos pequenos artistas. 

Fazer de conta

O teatro tem por base a imaginação e desenvolve o carácter intelectual e emocional das crianças. Ajuda-as a distinguir a realidade da ficção, dando-lhes liberdade para se descobrirem a si próprias enquanto representam personagens inventados. 

Passear ao ar livre

A Natureza é o ambiente ideal para crianças em fase de desenvolvimento. O contacto com animais e com o meio-ambiente é uma fonte de inspiração criativa ao proporcionar a perceção de diferentes cheiros, sons, formas e cores. Além de contribuir para o bem-estar das crianças. 

Brincar em grupo

A interação entre crianças dentro da mesma faixa etária é essencial ao seu crescimento saudável e criativo. É importante que sejam sociáveis, que aprendam umas com as outras. Ao estarem em contacto com personalidades distintas, os mais pequenos aprendem a lidar com desafios sociais e emocionais e conceitos de união, partilha e entreajuda. 

Fazer trabalhos manuais 
As mãos são uma das extensões da criatividade das crianças. Ao criarem projetos manuais, reutilizarem objetos para fins diferentes e manusearem materiais distintos, as crianças estão a estimular a sua criatividade e capacidade intelectual. Os trabalhos manuais também desenvolvem a capacidade de concentração e a coordenação motora.

Jogos e brincadeiras para festas de aniversário infantil

Atividades divertidas, jogos e brincadeira bem tradicionais ou inovadoras, para festas de aniversário infantil

A parte mais importante de uma festa de aniversário infantil é, sem dúvida, a parte dos jogos e brincadeiras. Esse é o objectivo da festa, que as crianças se divirtam e passem um bom momento de animação. Não é necessário grande investimento para garantir o sucesso junto das crianças, basta um pouco de imaginação e um bom programa de jogos bem divertidos. Aqui ficam algumas sugestões de jogos e brincadeiras divertidas para festas de aniversário infantil, sugestões económica e simples que irão certamente merecer nota máxima da parte das crianças.

- Uma das atividades mais apreciada pelas crianças é a tradicional dança das cadeiras, basta usar as cadeiras lá de casa ou alugar cadeiras, tocar uma música bem divertida e... já está! Uma variação deste jogo é o jogo da estátua, com uma música divertida e quem se mexe... perde.

     

- A corrida de sacos nunca passa de moda, duas equipas, sacos e alguns brinquedos como obstáculos e é diversão garantida.- O jogo "Passa o anel" é muito divertido também. Todos em fila de mãos fechadas palma com palma e uma das crianças esconde um anel ou outro objeto pequeno entre as mãos. A criança que detem o anel passa as mãos nas mãos dos amigos todos e deixa caír o anel (discretamente) nas mãos de um deles. No final da fila o "passador" pergunta quem tem o anel, queme adivinhar é o novo "passador" e quem recebeu o anel fica de fora. Se ninguém adivinhar continua...

- O Jogo das colheres também é altamente divertido, as colheres e os ovos com o braço bem esticado, alguns obstáculos, duas equipas e ai de quem deixa caír o ovo pois tem de voltar ao início!

-  Pode também optar por alugar um pack que traz um mix de jogos tradicionais com andas, disco voador, sacos, colheres etc...

- Uma caça ao tesouro proporciona um momento bem passado para os mais velhos. Use um baú lá de casa ou embale uma caixa de sapatos com papel preto para fazer de baú. Encha-o com moedas de chocolate e doces, esconda-o e dê um mapa às crianças. Se a festa decorrer num espaço interior, faça uns desafios, espalhe pistas e faça uns testes de conhecimento para que passem as etapas e encontrem a próxima pista. Pode também recorrer aos nossos animadores das Festas de Piratas que levam já tudo pronto e desfrutar a brincadeira.

- Faça um cantinho de brincadeira, junto alguns brinquedos lá de casa ou faça uma selecão de brinquedos para festas de aniversário infantil e deixe que as crianças desfrutem de brinquedos diferentes. Tenha o cuidado de proteger o piso com uma manta ou relva artificial para que possam brincar sentados ou deitados.

- Se quiser um brinquedo diferente, escolha o mais adequado para a faixa etária da maioria dos convidados  e que seja apreciado por todos. Por exemplo, um insuflável agrada a todos e proporciona horas de diversão

     

- Pode também optar por uma festa bem movimentada (desde que haja espaço e piso adequado) e utilizar carros, triciclos, motos etc.. Recomendamos o modelo de Popocar, um carro diferente que faz delirar crianças de todas as idades e até adultos.

- Às vezes basta um ou dois brinquedos diferentes para alegrar uma festa de aniversário infantil. Por exemplo um baloiço e um escorrega num espaço interior fazem logo a diferença.

- Os jogos são uma mais valia com a vantagem de serem fáceis de montar e ocupar pouco espaço. Uma mesa de matraquilhos ou de snooker, um tabuleiro para tenis de mesa ou um de Ping Pong, enchem a festa por si só.

- Para as meninas, e não só, nada como um castelo encantado, sendo grande ou até mais pequeno, para uma tarde de brincadeira intensa e completamente encantada.

     

- As bolas são uma das maiores fontes de divertimento para todas as idades, uma baliza de futebol, uma tabela de basquet e espaço para correr são sucesso garantido de qualquer festa de aniversário.

- E claro não esquecer um dos elementos principais da festa: música adequada á idade das crianças. Ponha as músicas todas numa pen e deixe tocar durante a festa inteira.

- Muito importante: verifique se vem alguma criança com idade diferente da maioria dos convidados, principalmente se for um bebé, e providencie diversão adequada  por exemplo, alguns brinquedos de bebé.

Se o local da festa for alugado, verifique também se leva tudo o que precisa. Por exemplo, saca-rolhas, faca para bolo, jarro de plástico para água são frequentemente esquecidos.

Ateliers e atividades para festas de aniversário infantil

Além dos jogos e brincadeiras, uma atividade em conjunto é muito apreciada pelas crianças pois é um momento de partilha em conjunta. Um atelier ou atividade pode servir inclusive para construir uma lembrança para o aniversariante e convidados, entreter as crianças e criar boas recordações da festa através de algo material.
Aqui ficam algumas sugestões de ateliers engraçados que as crianças adoram. São atividades que fazemos regularmente na organização das nossas festas e que recomendamos vivamente porque enriquecem qualquer evento. Ateliers simples e originais que enriquecem este momentos especiais de partilha que podem ser feitos em casa com recursos próprios

- Almofada da amizade: compre ou use uma almofada colorida e peça a cada um dos convidados para escrever ou desenhar algo para o aniversariante. Uma recordação original e muito utilizada em festas de pijama. Atenção: use canetas próprias para escrever em tecido.
 reciclagem,atividade festa aniversario infantil  Cupcake,atividade festa aniversario infantil maquilhagem,atividade festa aniversario infantil

- Bolo da amizade: esta atividade não só é divertida como serve também de alternativa ao bolo de aniversário tradicional. Faça ou compre um bolo normalíssimo mas sem cobertura. Prepare chantily ou cobertura de chocolate ( nós gostamos mais do chantily, fica mais bonito visualmente) numa tacinha. Prepare enfeites para bolos ( granulados coloridos, estrelas, corações, Smarties etc...) e coloque os ingredientes todos em tacinhas. Compre uma bisnaga de escrever em bolos e velas para escrever o nome do aniversariante. Sente as criançasa volta de uma mesa (do tamanho delas) e coloque o bolo e todos os ingredientes na mesa. Ajude a barrar o bolo com a cobertura. Peça a cada crianças que decore um bocadinho do bolo e no final o aniversariante coloca as velas. Depois desta atividade as crianças vão saborear um bolo de aniversário bem original e com um doce sabor a amizade pois todos contribuiram para a sua decoração.

- Decoração de cupcakes: utilise o mesmo sistema do bolo da amizade mas com cupcakes. Aqui cada criança irá decorar o seu cupcake que pode saborear na festa ou levar para casa como recordação ( a opção escolhida pela maioria). Fotos com exemplos desta atividade

- Reciclagem divertida: Vá juntando com antecedência uma base de rolo de papel higiénico para cada criança e guarde. Prepare sacos do lixo novos com aberturas laterais para servir de proteção para as crianças. Forre uma mesa (do tamanho das crianças) com uma toalha de plástico, com tintas, canetas de feltro, pinceis, lápis, cola, tesoura, etc... Sente as crianças devidamente protegidas à mesa e dê a cada uma uma base de rolo de papel higiénico. Depois é só transformar cada rolo em carrinho e decorá-lo de acordo com a imaginação de cada criança. Fotos com exemplos desta atividade.
Pode variar com outro tipo de reciclagem, por exemplo transformar meias velhas em bonecos de neve, garrafas em animais, caixas de ovos em lagartas etc...

- Jardinagem colorida: Também muito simples esta animação faz as delícias das crianças e serve de recordação individual da festa. Compre vasinhos pequenos com plantas aromáticas, ou outro tipo de planta a seu gosto, um para cada criança. Prepare uma mesa com todo o material de pintura e papel colorido autocolante. Sente as crianças á volta da mesa e retire as plantas do vaso. Cada crianças deverá forrar o seu vaso com papel colorido e depois pintá-lo e docorá-lo a seu gosto. Aconselhamos a que cada um escreva a data e de quem é o aniversário para que fique como recordação da festa. Depois de pronto, volte a colocar a planta no vaso e deixe secar. Cada criança leva a seu vaso como recordação da festa para casa.

 reciclagem,atividade festa aniversario infantil  princesas, decoração festa aniversário infantil  bolo da amizade, festa de aniversário infantil

- Pinturas faciais divertidas: Uma alternativa bem mais divertida ás pinturas faciais tradicionais pois são as crianças que se pintam umas ás outras. Escolha um desenho simples de pintura facial e ensine-o às crianças. Sente-as duas a duas e cada uma vai pintar o parceiro e vice versa, seguindo o método que aprendeu. Atenção: recomendamos que se escolha APENAS um desenho para não complicar este atelier que por si só requer alguma perícia.

- Salão de beleza ( para meninas): Pode repetir a atividade anterior mas com maquilhagem fashion em que as meninas se pintam umas ás outras com maquilhagem de criança.

Qualquer uma destas atividades é realizada pelo Club do Brinquedo mas pode ser feita em casa com material próprio. Caso queira desfrutar da brincadeira tranquilamente pode tambem recorrer aos nossos serviços e contratar um animador do Club do Brinquedo que leva tudo prontinho para fazer esta atividade por um valor muito económico.

Contacte-nos

Qualquer que seja a sua dúvida sobre os serviços do Club do Brinquedo, aluguer de brinquedos, aluguer de insufláveis, festas de aniversário infantil, artigos para festas... fale connosco
  • Por e-mail: clubdobrinquedo@gmail.com
  • Por mensagem pela nossa página de facebook
  • Pelo formulário de contacto abaixo
  • Telefone: 915454717 - 914034879  
  • Departamento de aluguer e entregas: 914034879

    Muitas vezes estamos em atividades ou entregas e não podemos atender de imediato.

    Nestes casos, envie-nos uma mensagem e prometemos ser rápidos nas respostas pois sabemos que as crianças são impacientes :)


Para agendar uma recolhas e entrega de brinquedos contacte-nos sempre previamente para clubdobrinquedo@gmail.com ou 915454717 - 914034879.

As nossa sede fica em Paço de Arcos, na Praceta Luis de Freitas Branco nº 4  (perto da Escola Náutica de Paço de Arcos)
Atenção: esta morada é apenas a sede e local de entrega. Só funcionamos mediante agendamento pois não estamos abertos ao público e temos os brinquedos num armazém fora da zona de entrega.

Esperamos por si! 
Home   •   Como funciona   •   Alugar Brinquedos   •   Festas de Aniversário   •   Serviços Club   •   Contactos   
© 2017 by Club do Brinquedo  •  Webdesign by Powered by PWM - Power Web Marketing